A Semana de Alta-costura é um MARCO no calendário da moda! Mas você sabe sua origem e o rigor técnico exigido pelo evento?
O termo “haute couture” (alta-costura em francês) é um estilo único de desempenhar a moda, com origem atribuída ao inglês Charles Frédérick Worth, fundador da primeira casa (“maison”) de alta-costura, e também responsável pelo primeiríssimo desfile no ano de 1858 em Paris. Seu trabalho deu vida a um ‘fazer moda’ além da indústria, moda também é arte.
Mas afinal o que é a alta costura? Essa denominação só pode ser usada por casas de moda que atendam a um alto nível de atribuições reguladas pela Federação da Alta Costura da França. As criações são apresentadas a clientes e admiradores na Semana de Alta-Costura. E claro, as maisons Chanel e Christian Dior são membros permanentes do evento há décadas.
Viu só como não é qualquer modelo de roupa que pode ser chamado assim? Um seleto grupo de clientes ( entre membros da realeza asiática e celebridades de Hollywood rs) têm acesso aos modelos dos desfiles, que são feitos com exclusividade por artesãos e PASMEM podem levar mais de 1000 horas para serem produzidos. Já se imaginou com um modelo sofisticado feito à mão e sob medida para o seu corpo?
Trends da Semana!
Ao vivo de Paris, Chanel trouxe cores inusitadas como roxo, amarelo e vermelho, mas ainda em tons suaves. Os destaques foram ternos coloridos de tweed com brilhos e aplicações e algumas estampas em xadrez. Sem padrões, laços e babados em tecidos leves e alfaiataria branca e preta aparecem nas composições, junto a plumas em saias e vestidos. Uma coleção toda inspirada na obra Impressionista, com o objetivo de passar leveza e liberdade, sem limitação dos movimentos.
A grife Christian Dior apresentou sua coleção em um pavilhão com paredes bordadas à mão. O grande destaque foi o tecido tweed em casacões, calças, cachecóis, boinas, chapéus e até botas. Os tons predominantes foram terrosos, cinza e verde escuro, leves e atemporais. Vestidos longos para noite de extrema delicadeza devido à costuras invisíveis que levam horas para serem concluídas cativaram o público.
A combinação de saias e vestidos com casacos até o pé, mostraram que essa é sim uma ótima escolha! As golas altas apareceram em muitos looks, anota aí!
O desfile da Balenciaga foi MUITO aguardado, isso porque a marca estava fora dos desfiles de alta-costura há mais de 50 anos desde que seu fundador Cristóbal Balenciaga ( um dos maiores gênios da moda! ) fechou as portas do ateliê. As tendências futuristas foram vistas em grandes chapéus em formato de disco e óculos metálicos. O atual diretor criativo fez referências ao passado através de roupas estruturadas, ternos oversized e luvas para complementar vestidos elegantes de corte reto. O 'street’ como uma das inclinações da Balenciaga mostrou-se através de roupões largos, jeans, trench coat e jaquetas almofadadas.
コメント