Nós amamos a infinidade de padrões e cores que a estampa xadrez oferece, mas a padronagem Vichy conquistou o coração das fashionistas com o seu toque romântico e atemporal, e tornou-se o xadrez mais queridinho dos últimos tempos.
A estampa foi produzida em larga escala durante o século XIX na cidade de Vichy, na França. Na época, o quadriculado era um tecido acessível, utilizado para cortinas e toalhas de mesa (isso mesmo, a clássica toalha de piquenique virou tendência!). Por isso também é associado ao 'Cottage Core' - o estilo ligado à vida simples no campo.
Esses quadradinhos ganharam mais visibilidade no mundo da moda ao serem utilizados pela icônica Dorothy, em O Mágico de Oz (1939). E depois pela atriz Brigitte Bardot, que tinha a Vichy como marca registrada na década de 50, e chegou a utilizá-la em seu vestido de casamento.
Logo a estampa tornou-se um clássico atemporal, e costuma passar a sensação de leveza e acolhimento, ideal para as mais românticas. Mas claro, isso não é uma regra, pois as tendências contemporâneas atendem a todos os estilos!
Você está muito enganado se acha que o estilo ‘farm’ da Vichy só permite que você a utilize para um dia no campo rs. Combinar cores pastéis com a base branca é uma forma super moderna de usá-la, e fica incrível para dias solares e produções 'beachwear'.
Além disso, seu estilo vintage combina com mangas bufantes, camisas com cortes assimétricos e vestidos justinhos. Experimente um vestido ou saia midi com um tênis ou flats. Ela também é perfeita para fazer mix de estampas!
Comments