top of page
Foto do escritorSte Adoni

O EXCÊNTRICO TECIDO JACQUARD: da casa da vovó ao seu guarda-roupa.



O termo “Jacquard” tem origem no nome de seu criador, Joseph Marie Jacquard, filho de tecelões na França do século XIX. Joseph cresceu em meio ao processo têxtil, e era o responsável por uma tarefa monótona e totalmente manual: alimentar os teares com linhas coloridas, tendo que mudar de novelo com muita frequência para formar os desenhos. Com o tempo, ele percebeu que as linhas seguiam um padrão e inventou uma máquina inteiramente automatizada, capaz de ler cartões onde eram registradas as sequências de linhas e cores desejadas, a “receita” para a confecção.


Por esse motivo, a sua textura é nobre e de alto valor agregado, e diferente de tecidos estampados, possui seus fios entrelaçados também do avesso, o que certifica muita resistência. A invenção mecânica foi uma das mais importantes da História, revolucionando a forma de fabricação. A invenção representa um marco na história da moda, e é muito respeitada atualmente por estilistas e admiradores, que enxergam a textura como uma criação sofisticada e grandiosa, devido a excentricidade de sua aparência.





O Jacquard é muito bem estruturado e não contém muita elasticidade, o que lhe confere imponência por criar efeitos de volume e amplitude. Com tanta suntuosidade, torna-se um artigo ideal para criar visuais clássicos, com muita personalidade e com diferentes opções de uso, mas sempre partindo para um lado sofisticado, garantido pela sua superfície característica. Sua tendência foi confirmada pela passarela da grife Dolce & Gabbana no inverno de 2019, onde o tecido anunciou sua volta em estilos completamente únicos e modernos, foi utilizado com gravatas e referências “street”, como um camisetão sportwear.


A volta do tecido em 2021 promete usos variados. Com a diversidade de cores escuras e padrões vibrantes, pode ser aproveitado de forma atual sem perder sua origem rebuscada. Em alfaiatarias femininas e masculinas, é utilizado em blazers, calças e saias lápis com fios reluzentes e caimento de corte reto.


Para visuais luxuosos requeridos em grandes eventos, o tecido é utilizado para criar vestidos amplos, com saias rodadas, levando um ar imperioso por onde passar. Já para versões “cool” e sportwear, é integrado em aparências urbanas e esportivas, normalmente cobertas por casacões pesados ou saias curtas que dão ainda mais destaque.


Utilizá-lo com diferentes alturas de corte, pode criar um visual interessante. Pode ser utilizado ainda de forma mais acessível - através do Jacquard de malha, looks um pouco mais simples são possíveis.

Gostou de saber sobre a exuberância desse tecido? Você já conhecia a sua história?


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page